Termos comuns no marketing digital e seus significados
- Luciano Frascetto
- 12 de mai. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 8 de fev. de 2024

- SEO: Search Engine Optimization. É o conjunto de técnicas e estratégias que visam melhorar a visibilidade de um site nos resultados orgânicos dos motores de busca, como o Google.
- SEM: Search Engine Marketing. Refere-se à utilização de técnicas de marketing em motores de busca para aumentar a visibilidade de um site nos resultados pagos e orgânicos dos motores de busca.
-PPC: Pay-per-click. É uma forma de publicidade em que os anunciantes pagam cada vez que um usuário clica em um de seus anúncios online.
- CTA: Call-to-action. É um botão ou link em uma página que incentiva o visitante a realizar uma ação específica, como se inscrever em uma newsletter, preencher um formulário ou comprar um produto.
- ROI: Return on investment. É a medida de rentabilidade de uma campanha de marketing digital, calculada pela divisão do lucro pelo investimento.
- CPA: Cost per acquisition. É uma métrica que mede o custo médio que um anunciante paga para adquirir um cliente ou uma conversão.
- CTR: Click-through rate. É uma métrica que mede a taxa de cliques em um anúncio ou link em relação ao número de vezes que o anúncio ou link foi exibido.
- Funil de vendas: É uma representação visual do processo de venda, que pode ser dividido em etapas que vão desde a atração de novos clientes até a conversão em vendas.
- Inbound marketing: É uma estratégia de marketing que visa atrair clientes potenciais de forma orgânica e natural, oferecendo conteúdo relevante e útil.
- Social media marketing: É a utilização das redes sociais para promover um produto ou serviço, estabelecer relacionamentos com clientes e aumentar a visibilidade da marca.
- Remarketing: É uma técnica de publicidade que visa exibir anúncios para usuários que já interagiram com um site ou produto anteriormente.
- Influencer marketing: É uma estratégia de marketing que envolve a utilização de pessoas influentes nas redes sociais para promover um produto ou serviço.
- Mobile marketing: É a utilização de dispositivos móveis, como smartphones e tablets, para promover um produto ou serviço, através de aplicativos ou de publicidade móvel.
- E-mail marketing: É a utilização de e-mails para promover um produto ou serviço, estabelecer relacionamentos com clientes e aumentar a visibilidade da marca.
- Marketing de conteúdo: É a criação e distribuição de conteúdo relevante e útil para um público específico, com o objetivo de atrair e engajar clientes potenciais.
Comments