top of page

ROI e ROAS o que são?

  • Foto do escritor: Luciano Frascetto
    Luciano Frascetto
  • 12 de mai. de 2023
  • 1 min de leitura

Atualizado: 8 de fev. de 2024



ROI e ROAS são dois indicadores de desempenho dos resultados de uma determinada campanha ou estratégia. Essa mensuração é fundamental para entender o sucesso das campanhas na internet através de uma métrica muito simples: o investimento comparado ao lucro.


ROI e ROAS possuem algumas diferenças, importante que o cliente entenda bem cada uma delas, para que sua mensuração seja clara e assertiva.


ROI = (Lucro/Custo) x 100

A sigla traduzida, significa Retorno Sobre Investimento. Através desse indicador, é possível compreender quanto dinheiro a empresa está lucrando com cada investimento realizado, inclui tudo o que foi investido, visando algum tipo de lucro. Se você possui uma empresa de sapatos, custos desde energia elétrica, água e matéria-prima, passando também por custos com funcionários e os investimentos em publicidade, são mensurados.


ROAS = (Receita/Custo Publicitários) x 100

O ROAS – Retorno Sobre o Investimento Publicitário, executa exatamente a função que seu nome atribui, seu número se refere aos gastos exclusivos com publicidade; o seu cálculo é simples e direto: receita/investimento x 100. ROAS é a métrica mais importante para agência, visto que os custos internos administrativos do cliente, não são contemplados nessa análise.


 
 
 

Comments


bottom of page