Qual a diferença entre público-alvo e persona?
- Luciano Frascetto
- 12 de mai. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 8 de fev. de 2024

Se você já confundiu persona com público-alvo, não se preocupe. A ideia inicial acaba sendo a mesma para os dois grupos com algumas diferenças na segmentação de produtos ou serviços.
O que é Público-alvo?
No Público-alvo, buscam-se dados relevantes de determinados grupos de pessoas que podem ser clientes potenciais de um determinado produto ou serviço que você está oferecendo através de informações como: Sexo, Idade, Localização geográfica, classe social, interesses sociais, entre outros. Tudo através de pesquisas demográficas que darão os resultados necessários para atingir os resultados ou objetivos que queremos alcançar.
Ex.: “Homens, entre 30-45 anos, moradores da RMC (Região Metropolitana de Campinas), com renda entre R$15.000,00 e R$30.000,00, interessados em motos esportiva”. Esses dados apresentados acima são relevantes, abrangem um grupo específico de pessoas, dando a certeza do público que você quer atingir e as estratégias que serão aplicadas para esse mercado.
Feito todos esses levantamento, reúna todos esses dados numa planilha, planeje, elabore, execute direcione de acordo com cada persona.

Há tempos atrás, não muito longe dos dias atuais. Público-alvo era somente falado por muitos gestores do marketing dando-se uma conotação de algo amplo e abrangente. Fatores relevantes como sexo, idade, localização, classe, religião, etc.
O que é Persona?
A persona demonstra estilos de comportamentos e identidade de um possível ou futuro comprador do seu produto ou serviço. As informações comportamentais que a persona revela, são: estilo de vida, hábitos ou costumes, faixa etária, classe social, gênero, etc.
EX.: Otavio, 32 anos, morador de Campinas, formado em economia, especialista em mercado financeiro, gosta de Rock, é engajado com Bandas ligadas em movimentos de sustentabilidade e no tempo livre pratica esportes relacionados à saúde e bem-estar.
Para encontrar a persona é preciso definir pesquisas e realizações de varias perguntas. Além dessas dicas, identificar melhor a persona, algumas questões relacionadas a moradia, idade, filhos, classe social, segmento de trabalho, hobby, interesses, sonhos, etc. Facilitará na hora de definir esse público.
A ideia é direcionar e planejar com exatidão as ações de marketing para o grupo correto, apresentando estratégias que conseguirão trazer ótima conversão e leads qualificados.
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